Validação de listas de EmailVocê já deve ter ouvido falar do processo de validação de listas de email, não é? Para ter sucesso em suas campanhas de email marketing, é essencial garantir que a sua segmentação de remetentes seja segura, evitando, assim, a queda da reputação e até bloqueios de sua conta.
Mas como funciona essa validação de lista de emails? E será que vale a pena investir em uma ferramenta dessas?
Como você deve saber, as campanhas de email marketing são um componente fundamental de uma boa estratégia de marketing digital. Muita gente achou que com o avanço e domínio dos smartphones e das redes sociais, o email estaria fadado a acabar. Não poderiam estar mais errados!
Os emails seguem firmes e fortes porque eles ocupam um espaço muito específico e que já está consolidado na vida de seus usuários. Eles são a ferramenta mais básica que uma pessoa pode ter na internet.
Por isso, as estratégias de divulgação por meio do email não diminuíram, pelo contrário: aumentaram. E com elas, aumentaram estratégias de moral questionável, como os spammers.
Da mesma forma, os provedores de email fortaleceram o controle e a fiscalização das campanhas e recebimentos das mensagens via email. Este controle está muito mais rígido hoje em dia.
Campanhas para usuários ou domínios que não existem, por exemplo, são duramente punidos pelos servidores. Uma conta classificada como spam tem a sua entregabilidade severamente reduzida. Suas mensagens podem acabar indo direto para a caixa de spam e sequer serem lidas.
Isso definitivamente prejudicaria as suas campanhas de email marketing. E não queremos isso, não é mesmo?
Como controlar toda a base de emails que você adquire com suas estratégias de captação de leads (ou seja, dos contatos que você consegue captar) pode parecer uma tarefa impossível, surgiram ferramentas que fazem uma validação da lista de emails.
Esses validadores de email conseguem apontar antes do envio quais endereços de emails são inválidos
evitando que eles prejudiquem a sua campanha. Para te ajudar a saber mais sobre esse assunto, fique com a gente.
Emails prejudiciais na sua segmentaçãoExistem diversos tipos de emails que podem estar na sua segmentação que são extremamente prejudiciais à sua estratégia de email marketing. Os tipos de endereços de emails perigosos com os quais você deve ter cuidado são os seguintes:
- Spam traps (ou armadilhas de spam);
- Scraped emails (endereços de emails que são “chutados” para aumentar o volume da lista);
- Junk emails (emails com sequências numéricas ou palavrões);
- Emails descartáveis;
- Emails que não apresentam engajamento por mais de três meses;
- Emails que têm histórico de bloqueios;
- Emails Accept-all ou Catch-all;
Saiba mais sobre cada tipo de email prejudicial
A maioria desses tipos de emails pode ser evitada se você não comprar listas de emails e construir sua base de contatos organicamente. Isso, porque listas compradas possuem muitos endereços de emails inexistentes, antigos e abandonados.
Quando você envia um email para uma conta inválida, você sofre um Hard Bounce, que são aquelas mensagens de erro de envio.
Pode parecer inofensivo, mas dentro de uma campanha de email marketing, ter mais do que 3% do seu total de remetentes em Hard Bounces é um forte indicador de que sua lista de emails não tem qualidade. Ou seja, ou ela é muito antiga ou foi comprada.
Os Hard Bounces impactam a sua reputação negativamente. Mesmo se você apagar este endereço da sua lista de contatos, após levar o Hard Bounce, a sua reputação já foi prejudicada. Mas não é por isso que deve deixar o email inativo ali, hein? O melhor é apagar o quanto antes para evitar novos Hard Bounces!
É aí que entram as ferramentas de validação de emails, que podem te ajudar a detectar a maioria dos emails prejudiciais antes de você disparar sua campanha.
O que são os validadores de emailsOs validadores de emails são ferramentas que servem para “limpar” a sua lista de emails.
Normalmente, a ferramenta funciona desta forma: você faz um upload da sua lista de emails no programa escolhido e ela já te mostra na hora quais os emails que estão inválidos. Além disso, alguns programas permitem que você classifique os emails da sua lista em válidos, inválidos, descartáveis, spamtraps, scraped etc.
Porém, não basta fazer a verificação da sua base de emails apenas uma vez e achar que agora está livre para sempre dos endereços prejudiciais. Não, não, não.
Lembre-se que os emails são substituídos e abandonados a todo o momento. Um email válido hoje pode muito bem ser abandonado e se tornar inválido daqui a um mês. Por isso, é importante fazer uma checagem constante da sua lista para garantir sua segurança. No próximo tópico, vamos te contar como exatamente um validador funciona e quais outras funcionalidades que eles têm.
O que os validadores de emails fazem Os programas de validação de emails mais simples conseguem basicamente identificar dois aspectos dos endereços da sua lista:
Verificar se os endereços de email da sua lista possuem caracteres inválidos
Ou seja, asteriscos (*), colchetes ([), símbolos como o de porcentagem etc. Caso o endereço possua algum desses caracteres, então, o email é automaticamente invalidado.
Verificar se os domínios dos endereços de email da sua lista são válidos ou não
O domínio é a parte que aparece após o @ do email. No caso do email [email protected], por exemplo, o validador realiza uma busca pelo servidor DNS do domínio ou registros que o representem na Web. Se o domínio não existir, o validador vai apontar isso, te salvando de um Hard Bounce.
Há também os validadores que possuem parcerias com outros programas, que têm sua própria base de dados e informações sobre os endereços e domínios. Por meio dessa parceria, esses validadores conseguem fazer uma checagem cruzada com o banco de dados de seus parceiros, oferecendo resultados mais precisos.
Alguns validadores mais sofisticados também são capazes de realizar checagens constantes em tempo real de emails cadastrados. Esse recurso é muito útil em formulários, aplicativos para celular e fichas de cadastro, por exemplo.
Normalmente, os sites pedem que o usuário confirme o email cadastrado por meio do envio de um link para completar o cadastro. Porém, nesse passo é possível que você perca vários leads, pois vários desistem no processo ou não recebem o email de confirmação. Para ativar essa função de confirmação em tempo real, basta apenas ter uma conexão com a internet e disponibilizar em seu site um campo para o preenchimento do email dos seus potenciais clientes.
Para saber se esse recurso específico vale a pena para você, só analisando e fazendo as contas mesmo. Compare o custo por leads perdidos pelos erros no processo de confirmação e quanto você pagaria por essa função do avaliador. São várias as utilidades do avaliador de emails, não é mesmo? Mas tem certas coisas que a maioria dos validadores de emails não fazem e você deve ficar atento.
O que os validadores de emails não fazem Nem tudo são flores. Muitos validadores não conseguem dizer se um endereço de email é válido ou não se ele tiver as seguintes características:
- Caso ele não apresente caracteres inválidos;
- Caso o domínio seja válido.
Por exemplo, caso o endereço [email protected] não pertença a nenhuma pessoa, muitos validadores podem não o apontar como endereço inválido. Isso porque seu domínio existe e ele não possui nenhum caractere inválido.
Além disso, existem alguns programas de validação que verificam com o servidor do destinatário se o nome digitado antes do @ existe naquele domínio. Acontece que verificar essa informação dessa forma não é muito confiável, pois existem domínios particulares que respondem “sim” automaticamente como medida de segurança e de confidencialidade. Por isso, é preciso conhecer bem o serviço de validação que você está contratando. Às vezes pode compensar pagar um pouco mais para obter resultados mais confiáveis.
De qualquer maneira, não deixe de cuidar de sua base de contatos, pois ela é primeiramente sua responsabilidade. Para te ajudar nessa tarefa, contratar um serviço de validação de emails pode oferecer várias vantagens. No tópico a seguir, vamos falar um pouco sobre elas.
Vantagens do validador de emailsComo vimos, os validadores de email apresentam diferenças entre si quando paramos para analisar as suas funcionalidades. Mas, de uma maneira geral, podemos dizer que eles oferecem, sim, vantagens que podem ser bem interessantes para a sua campanha de email marketing. Algumas das vantagens de utilizar o validador de emails são:
Aumenta o Retorno pelo Investimento (ROI), pois você pode concentrar suas estratégias e esforços só nos contatos que são válidos
Diminui significativamente a quantidade de Hard Bounces das campanhas
Melhora na reputação e entregabilidade
Melhora a qualidade da sua base de emails, excluindo o lixo e os emails prejudiciais
Aumenta o Retorno pelo Investimento (ROI), pois você pode concentrar suas estratégias e esforços só nos contatos que são válidos
Diminui significativamente a quantidade de Hard Bounces das campanhas
Ou seja, utilizar um programa de validação de email parece uma aposta certa para otimizar os resultados da sua campanha de email marketing, não é? Bom, depende. Como cada ferramenta trabalha de forma diferente e apresenta resultados diferentes, é preciso ter algumas coisas em mente antes de contratar esse serviço.
Afinal, vale ou não a pena usar os validadores de email?Bom, e então? A resposta é sim, porém a escolha vai depender de vários fatores.
Não há nenhum programa que garanta 100% de sucesso no processo de verificação dos endereços de sua base de emails. Por isso, é importante alinhar as suas expectativas e ter em mente que é preciso sempre ter um pé atrás na hora de tratar da sua segmentação de emails.
Nos fins das contas, a única maneira infalível de identificar um Hard Bounce é enviando um email para ele (e, bem, levando o Hard Bounce). Esta é a única maneira segura de saber se um email é prejudicial ou não, porém fazer isso prejudica a reputação da sua conta e a entregabilidade da sua campanha.
A melhor forma de atuar com certeza é com segmentações de emails recentes e confiáveis, que foram construídas pouco a pouco e organicamente.
Porém, esse nem sempre é o caso. E ter que se desfazer de uma base enorme de emails que não receberam o tratamento adequado até agora pode não ser a melhor opção.
O que você pode fazer é realizar uma boa limpeza na sua lista de endereços atual, fazer umasegmentação adequada dos seus contatos e modificar o tratamento que você dá aos novos contatos que adquire. A validação e o cuidado com sua lista de emails devem ser constantes e são fundamentais para o sucesso de suas campanhas de email marketing.
Existem alguns programas de gerenciamento e envio de campanhas de email marketing que oferecem um serviço muito interessante. Eles realizam uma espécie de “teste” antes de disparar a campanha oficial. Caso o envio ultrapasse o limite de 3% de Hard Bounces, ele suspende a campanha para preservar a reputação da sua conta e evitar bloqueios. Por isso, pode ser interessante para a sua estratégia de email marketing cruzar as diferentes funcionalidades dos programas, conseguindo assim, otimizar o seu resultado.
Leia tudo o que puder sobre os diferentes programas e os serviços que eles oferecem para poder realizar a escolha mais compatível com o seu negócio e com os objetivos da sua estratégia de marketing digital. Hoje em dia, com a atualização constante dos softwares e das políticas de verificação dos provedores, o estudo e a pesquisa nunca serão demais.